Dicas para cuidar do seu animal de estimação

Dicas para cuidar do seu animal de estimação

Exames por métodos vídeoendoscópicos

Apesar de ser considerado por alguns técnicos como métodos de imagem, os exames endoscópicos nada mais são que visualizações diretas de determinadas regiões ou superfícies. Assim como podem servir de meio de intervenções não invasivas, ou seja operatórias.

Vídeoendoscopia veterinária
A endoscopia é um exame que permite que órgãos internos sejam examinados. É muito útil na clínica de pequenos animais, pois possibilita ao veterinário, através de um método minimamente invasivo, examinar o trato gastrointestinal, vias aéreas altas e baixas, trato urinário, cavidade abdominal e torácica e articulações.
Há descrições da endoscopia desde o início de 1800, mas foi só no final do século XX que lentes ópticas foram colocadas nos endoscópios permitindo uma melhor visualização dos órgãos.No início a endoscopia era utilizada somente para diagnóstico, mas depois que seu benefício foi comprovado passou a ser utilizada também para outras situações, como remoção de corpos estranhos, cirurgias laparoscópicas e das articulações.Ao realizar procedimentos endoscópicos o veterinário oferece ao seu paciente menos dor, recuperação

Vídeoendoscopia digestiva alta
É indicado quando o animal apresenta sinais clínicos de doenças gastrointestinais como: vômitos, diarréia, perda de peso, anorexia, ou hipoalbuminemia (baixa quantidade da proteína albumina no sangue), regurgitação, disfagia (dificuldade para deglutir), salivação excessiva, anorexia e  tosse.
É um procedimento que detecta ou remove corpos estranhos. Serve para diagnosticar causas de interrupção no esvaziamento gástrico normal (vômitos alimentares ou regurgitação) e na procura por sinais de hemorragia gastrointestinal. Tem a finalidade de Inspecionar e/ou biópsiar o esôfago e estômago em pacientes com suspeita de esofagites, gastrites ou alterações anatômicas (hérnia de hiato, neoplasias, massas).

Vídeoendoscopia digestiva baixa ou colonoscopia
A colonoscopia permite a avaliação do reto, cólon, ceco e íleo terminal (parte final do intestino delgado). È indicada para determinar a causa de hematoquezia (sangue vivo nas fezes) ou disquezia (dor para defecar).biópsiar o íleo, ou o cólon em casos de diarréia crônica; Avaliar pacientes com suspeitas de massas ou pólipos no intestino grosso e reto.

Vídeorinoscopia retrógada

A vídeorinoscopia permite avaliar a cavidade nasal. É indicada quando há suspeita de neoplasia ou nódulo nasal, fungos, rinites e corpo estranho. Geralmente o animal apresenta os seguintes sintomas: secreção nasal, espirro, epistaxe (secreção de sangue pela narina) e dificuldade para inspirar.

Vídeolaringoscopia
Realizada para avaliar a anatomia e a movimentação da laringe. É indicada quando os animais apresentam quadro de Intolerância ao exercício, dificuldade ou ruídos para respirar, cianose e tosse depois de comer ou beber.

Vídeotraqueobroncoscopia
Utilizado para avaliar internamente a traquéia e os brônquios.  Há inúmeras indicações para este exame, mas os principais são: Tosse aguda ou crônica, secreção purulenta.
Estes serviços de endoscopia são oferecidos no Centro Veterinário Asa Sul (CVAS) há mais de 10 anos. Período no qual seus profissionais foram qualificados e habilitados a executar procedimentos endoscópicos e com os recursos minimamente invasivos.