Dicas para cuidar do seu animal de estimação

Dicas para cuidar do seu animal de estimação

Cardiologia

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo animal, por ser único e responsável pelo bombeamento do sangue para todo o corpo, oxigenando e levando nutrientes para os demais tecidos. Existem varias doenças cardíacas e podem ser divididas como doenças cardíacas congênitas e adquiridas.
 As doenças cardíacas congênitas são doenças de caráter hereditário ou um defeito que se originou na gestação. Entre essas doenças as mais como acometida em animais de pequeno porte estão ducto arterial patente, estenose pulmonar, estenose aórtica, displasia mitral, displasia tricúspide, defeito do septo ventricular, defeito do septo atrial e tetralogia de Fallot.
Doenças cardíacas adquiridas são aquelas que o animal desenvolve com o tempo. 
Entre essas estão às doenças valvares, doenças do miocárdio e arritmias. Dentre as doenças valvares estão a endocardiose de valva mitral ou tricúspide e a endocardite infecciosa. A endocardiose de valva mitral é a cardiopatia mais comum nos cães tem predisposição por animais de pequeno porte, por exemplo, o poodle. Esta doença tem sua prevalência pela população geriátrica chegando a acometer cerca de 30% dos animais acima de 13 anos.
E as cardiomiopatias existe a hipertrófica e a dilatada. Cardiomiopatia dilatada são comumente vistas em cães de grande e médio porte. E as cardiopatias hipertrófica é mais comum em gatos.
Os exames que existem na cardiologia são o Raio-x, eletrocardiograma, holtter e ecodopplercardiograma. O Raio-x é um exame que mostra de maneira qualitativa se há aumento de câmaras cardíacas e também mostra a situação do pulmão. O Eletrocardiograma é o exame que avalia principalmente o ritmo cardíaco sem a maneira de diagnosticar arritmias, mais também pode avaliar muitas outras informações. O Holtter é um exame que monitora 24 horas o ritmo cardíaco e é exame mais preciso para diagnosticar arritmias. O Ecodopplercardiograma avalia de maneira quantitativa o tamanho das câmaras cardíacas, a função de contração do músculo, as valvas e as veias e artéria.